Logo oficial do site versão móvel

L-Carnitina

A l-carnitina melhora a produção e a motilidade do esperma, aumenta o volume das ejaculações e ajuta ao processo da metabolização das gorduras. Pois é, usa-se para melhorar a fertilidade e perder gordura.

L-carnitina (trimetilaminohidroxibutileno)

Composição química da l-carnitina.

A l-carnitina é um aminoácido sintetizado por nosso organismo no fígado e nos rins a partir de dois aminoácidos (lisina e metionina) na presença de vitaminas B6, C e ferro. Pode também ser assimilada pela dieta. A letra "L" se refere a sua polaridade química particular.

Seu papel no organismo é faciliar a passagem dos lipídeos (substâncias gordurosas) em cadeia através das membranas das mitocôndrias tornando-as disponíveis para a beta-oxidação. Graças à l-carnitina as gorduras se metabolizam e a partir de sua destruição se tira energia com a qual fornecer o organismo. Na prática a l-carnitina obriga o corpo a queimar as gorduras para liberar energia sem perdas musculares devidas ao catabolismo. A l-carnitina é particularmente importante em todos aqueles órgãos que necessitam de muita energia, particularmente o coração, os músculos e o cérebro. Por esta razão se supôs que o fornecimento de l-carnitina melhora o desempenho físico geral.

A l-carnitina é utilizada, de fato, no esporte como suplemento alimentício. Comprovou-se que não se verificam melhoras no desempenho com um fornecimento de dois gramas diários e não há provas concludentes de que com doses maiores se produzam resultados significativos. Contudo, entre os efeitos demonstrados resulta que a l-carnitina promove o crescimento e desenvolvimento que é útil na isquemia cardíaca e nas arteropatias periféricas, diminui os triglicérides e aumenta o nível de colesterol HDL(1) (ou seja, o bom). Sua carência no corpo produz sintomas de cansaço muscular, cãibras e confusão mental. A l-carnitina é uma substância muito útil para as atividades esportivas com caráter aeróbico (esportes de resistência) porque tende a favorecer o uso das gorduras com um objetio energético, poupando o glicogênio muscular. Disso se comprende o por quê os fisiculturistas considerem o produto indispensável durante a etapa de definição.

A L-Carnitina como afrodisíaco

Como afrodisíaco, a l-carnitina desempenha um papel muito importante para a motilidade do esperma. Esta substância se encontra em altas concentrações no líquido seminal masculino onde desempenha um importante papel no metabolismo energético do esperma. A concentração de l-carnitina no líquido seminal está correlacionada à quantidade do esperma. Estudos clínicos mostram que o fornecimento de l-carnitina sobre um período de 3 a 6 meses pode modificar positivamente a concentração, a contagem do esperma e a percentagem dos espermatozóides de progressão rápida. O uso de l-carnitina se recomenda a indivíduos que desejam curar sua saúde reprodutiva. Portanto se trata de outro produto útil para aumentar a quantidade de esperma para todos os que não estão satisfeitos da densidade e do volume de suas ejaculações.

Indicações terapéuticas

Pode ser usado como suplemento alimentício ou dietético, embora exista também em forma de medicamento para tratar os transtornos da fertilidade masculina.

Contra-indicações

Não deveria ser usado em sujeitos epilépticos, nem em casos de alergias a qualquer comida protéica, com ovos, leite, trigo ou em casos de escassa nutrição por qualquer razão. Nalgumas pessoas pode provocar moléstias gastrointestinais. Não se conhecem outros efeitos secundários. Há que precisar que deve ser evitado o fornecimento (se não sob cuidadosa prescrição) na forma DL (dl-carnitina) por sua possível toxicidade (e se revelou uma modesta miastenia em sujeitos urémicos); é portanto preferível o fornecimento na forma l-carnitina.

Dose

A L-Carnitine em forma de produto.

Geralmente o produto está disponível em cápsulas. A dose varia segundo o fabricante e as necessidades de cada pessoa. Em geral, a dosificação recomendada varia entre 500mg e 6g por dia, fraccionando no curso do dia as doses mais elevadas.

Disponibilidade

A l-carninitina está normalmente disponível nos revendedores de produtos dietéticos ou suplementos alimentícios. Contudo, ja que é também considerada como um medicamento, es possível que se encontre também na farmácia, onde uma prescrição médica poderia ser exigida.

==============================
(1) Colesterol HDL: Permite o catabolismo do colesterol transportando-o ao fígado. Enquanto maior é o valor, menores são os riscos de arteriosclerose.
{voltar ao topo}


[Fechar]

Este site é reativo. Que quer dizer? Tente redimensionar a janela e verá. A disposição da página e sua arquitetura mudarão segundo as dimensões da vista. Em outros termos, tanto faz se você está utilizando um computador de grande tela, um iPhone ou até um Nokia N70. ¡Este site se verá bem sem importar o tamanho da tela!

Hoje em dia um número sempre maior de usuários navega em internet utilizando dispositivos móveis. Não só os sites têm que adaptar-se a qualquer tela, mas têm também que ser ligeiros, dado que o uso de alguns dispositivos comporta conexões lentas ou de pagamento segundo o tráfico enviado e recebido. ¡Tudo o que era velho é novo outra vez! ¡Adeus os sites Flash (que nem se podem ver nos Mac ou nos iPhones) e layout com imagens!

Por tanto, tem sido imprescindível sacrificar a comodidade dos usuários mais conservadores às novas exigências de hoje (basta pensar nos que ainda utilizam velhas versões de Internet Explorer e que são cada dia menos). Tem nascido o conceito de tecnologia líquida. Este site não é como muitos outros que têm uma versão PC e uma versão móvel. Este site só tem uma versão, mas se adapta a qualquer equipamento.

Estamos orgulhosos de anunciar que já o nosso site também tem sido um dos primeiros em ficar prontos para a web 3.0 e vai à linha com o porvir, sendo universalmente compatível. Esperemos que o público goste dele também.


[Fechar]